4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer
Você sabia que uma em cada seis pessoas morre de câncer? Esse número cresceu 30% em 15 anos e, hoje, a doença é a segunda maior causa de morte na população adulta no Brasil. Hoje, dia 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.
De acordo com os especialistas do Grupo SOnHe, equipe médica que compõe o Centro de Oncologia do Hospital Santa Tereza, as chances de diminuir esses números depende muito da detecção precoce dos tumores, através de rastreamento populacional, já que no Brasil ainda são feitos diagnósticos tardios, em estados mais avançados, com menor chance de cura. Segundo o Grupo, também chama a atenção a frequência de tumores associados a causas evitáveis, como o câncer de pulmão associado ao tabagismo, e o câncer de colo uterino, causado pelo vírus HPV, sexualmente transmitido.
Vale lembrar que alguns fatores podem ser evitados para auxiliar na prevenção da doença, como:
-
Obesidade;
-
Sedentarismo;
-
Tabagismo;
-
Uso abusivo de álcool;
-
Exposição excessiva ao sol;
-
Alimentação gordurosa e desequilibrada.
* Tipos de câncer
Segundo dados do Ministério da Saúde de 2019, o tipo de câncer mais comum é o de pele, responsável por 33% de todos os casos. Depois, os mais frequentes são o câncer de próstata em homens, e o de mama em mulheres e, dentre os que mais matam estão: o de mama (em mulheres) e o de pulmão em (homens).