Atenção às doenças cardiovasculares durante a pandemia por coronavírus

17 de abril de 2020 by Redação Santa Tereza
3461682-1200x800.jpg
doenças cardiovasculares
Dr. Roberto Abdalla Filho, cardiologista intervencionista do HST

Por Dr. Roberto Abdalla Filho

Estamos vivendo uma situação muito difícil por conta da pandemia do coronavírus. As autoridades governamentais brasileiras em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS), orientaram o isolamento social e medidas de higiene para contato pessoal, a fim de reduzir a disseminação desta epidemia.

No entanto, é sabido que a doença cardiovascular é a principal causa de óbito no Brasil e no mundo, portanto, toda a atenção para o seu diagnóstico precoce e tratamento adequado deve ser mantida. Há informações internacionais sobre o aumento importante de óbitos em domicílios sem o esclarecimento da causa, e que relevante parcela destes casos sejam provocados pelas doenças cardiovasculares em contaminados ou não pelo coronavírus, propiciados pelo receio da população em procurar os serviços de saúde.

Neste sentido, o Hospital Santa Tereza recomenda à população que mantenha o tratamento das doenças cardíacas e que procure os serviços de saúde no caso de sintomas cardíacos como dor no peito ou sensação de aperto (angina), que pode irradiar para o braço esquerdo, dorso ou região do estômago, e pode estar associada a sintomas como falta de ar, palidez, sudorese e náuseas.

Ao procurar o serviço de saúde, sugerimos que use máscara, leve apenas um acompanhante (com máscara) e que este, se possível, mantenha certa distância para reduzir o trânsito de pessoas. Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use álcool gel.

O Hospital Santa Tereza mantém seu atendimento 24 horas, 7 dias por semana, com profissionais capacitados nos atendimentos cardiovasculares e sempre atentos e treinados para as melhores medidas de precaução do coronavírus. Adotamos protocolos baseados em orientações nacionais e internacionais para fluxo específico destes pacientes, desinfecção apropriada dos ambientes e materiais bem como uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pela equipe médica, visando a maior segurança dos pacientes.





Hospital e Maternidade Santa Tereza


PRONTO-SOCORRO 24H

(19) 3733-4333



ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Seg a sex, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 12h.



AGENDAMENTOS

(19) 3733-4345.
Seg a sex, das 8h às 18h



HOSPITAL/PRONTO-SOCORRO

Telefone Central: (19) 3733-4333.
Rua Bernardino de Campos, 804
Centro – Campinas,SP



CENTRO CLÍNICO AMBULATORIAL

Rua José Paulino, 1248,
Edifício Goiás,
Centro – Campinas, SP



Siga-nos

Nossas Redes Sociais




Hospital e Marternidade Santa Tereza – 2019.
Todos os Direitos Reservados.