Como aumentar a imunidade durante isolamento social

17 de abril de 2020 by Redação Santa Tereza
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Além de tomar os cuidados necessários com a higiene, é importante que a população procure formas de aumentar a imunidade durante a pandemia. Reforçar o sistema imunológico é essencial para que o corpo combata as doenças e mantenha o seu
funcionamento ideal. Por isso, a equipe do Hospital Santa Tereza separou algumas dicas que devem ser incorporadas na sua rotina mesmo depois da pandemia. Confira!

Alimente-se de maneira saudável

Escolher alimentos ricos em vitaminas e nutrientes é essencial. Por isso, incorpore os seguintes itens na sua dieta em casa:

– Frutas cítricas: elas são ricas em vitamina C e também são oxidantes, o que aumenta a resistência do organismo. Entre elas estão: laranja, limão e kiwi.
– Alimentos ricos em zinco: esse nutriente combate doenças do sistema imunológico. Entre os alimentos estão: carne, cereais integrais, castanhas e leguminosas.
– Vegetais verdes escuros: ricos em ácido fólico, esses vegetais auxiliam na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. São eles: brócolis, couve e espinafre.

Escolha hábitos saudáveis

Além de se alimentar de maneira saudável, existem outros hábitos que podem não só ajudar a manter o organismo forte, como também aliviar a tensão na sua rotina de isolamento. Veja os itens:

– Hidrate-se: o ideal é beber aproximadamente 2 litros de água por dia. Ou então, de 30 a 35 ml/kg de acordo com o seu peso.
– Tenha uma boa rotina de sono: durma em média 8 horas por dia. Evite usar o celular ou assistir a televisão antes de dormir.
– Liberte-se do estresse: estabeleça um horário no seu dia para meditar e praticar atividades físicas.

Dicas da OMS

A prática de hábitos saudáveis é tão importante nesse momento de pandemia, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu algumas prioridades para o momento de isolamento social. São elas:
1. Escolha pratos saudáveis com nutrientes para aumentar a imunização.
2. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e com açúcar.
3. Não fume! Lembre-se: O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo, além de aumentar as chances de outras doenças, como o câncer.
4. Faça 30 minutos de atividade física por dia (abaixo elencamos algumas dicas de como praticar exercícios em casa sem ajuda de aparelhos).
5. Converse com seus amigos e familiares pela internet para aliviar o estresse. É importante entender que você não está sozinho!
6. Aproveite o tempo livre para escutar músicas e ler livros.
7. Filtre as notícias para não ficar ansioso e cheque a veracidade das informações para não acreditar em Fake News.

Exercícios em casa

Aproveite o momento para se exercitar mesmo dentro de casa, já que as atividades físicas são muito importantes para fortalecer o organismo e aliviar o estresse. Confira algumas dicas de fortalecimento que podem ser feitos sem a necessidade de equipamentos:

1. Prancha: deite de barriga para baixo, estique as pernas, dobre os braços num ângulo de 90 graus, posicione os cotovelos exatamente abaixo dos ombros, mantenha o quadril parado e a lombar plana, como se estivesse apoiado em uma parede. Da cabeça aos pés, o corpo deve formar uma linha reta. Tente ficar nesta posição por 15 segundos.
2. Ainda na posição prancha, bata as mãos sem mover o corpo e volte o braço na posição inicial. Repita por 10 vezes e descanse por quatro segundos. Repita o movimento por 3 vezes.
3. Com as mãos no quadril, incline o tronco para frente de modo que fique alinhado com o chão. Depois, estique uma perna ao máximo que conseguir. Mantenha a posição por 10 segundos e troque a perna.
4. Sente-se e estique ao máximo as duas pernas. Depois, tente colocar as mãos nas pontas dos pés com a coluna ereta.
5. Deite-se no chão, apoie a mão atrás do pescoço e flexione as pernas como se estivesse sentado. Depois, estique uma perna enquanto flexiona a outra. Faça o movimento trocando as pernas por 15 segundos.





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