Conheça o Plano de Contingência do HST

12 de junho de 2020 by Redação Santa Tereza
corona-1200x662.jpg

Desde antes de atingir território nacional, o novo coronavírus trouxe um desafio: tanto o governo quanto hospitais privados e da rede pública precisaram trabalhar com urgência para conter o risco de infecção e salvar vidas. No Hospital e Maternidade Santa Tereza não foi diferente: “Nós seguimos acompanhando todo o ciclo dessa pandemia e, diante da evolução, iniciamos um plano de contingência no dia 4 de março de 2020, ao prever a chegada da Covid-19 em Campinas”, explica a infectologista da CCIH, Dra. Adriana Feltrin.
Para a gerente do Setor de Qualidade, Nilcilene Pinheiro, o HST se destaca pelas relevantes estratégias desenvolvidas, que gerou aumento da capacidade de leitos intensivos, com estrutura adequada, recursos humanos, equipamentos e materiais necessários à assistência dos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. “É uma ação importante para a região de Campinas, garantir leito equipado e equipe preparada para atuar nessa pandemia”, explica.

Conheça o plano

Com o objetivo de levar informações do Plano de Contingência, a equipe preparou um vídeo para compartilhar entre os colaboradores, pacientes e acompanhantes. Segundo Nilcilene, é importante evidenciar as adequações dos nossos fluxos, como: aquisição de materiais e equipamentos, contratações dos profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e serviços de apoio. “Existem condições de saúde que não podem esperar e aquelas que podem se agravar caso as pessoas deixem de procurar por atendimento médico no tempo adequado. Por isso, estamos com fluxos bem definidos e uma equipe multidisciplinar preparada para oferecer uma assistência segura a todos”, explica. Assista ao vídeo:

 

A iniciativa

Segundo a gerente do setor de qualidade, o Hospital e Maternidade Santa Tereza acompanhou todo o ciclo dessa pandemia em, diante da evolução, iniciou seu Plano de Contingência. “O Plano previa uma reforma para disponibilizar 15 leitos intensivos para atender pacientes  suspeitos e confirmados para Covid-19. Iniciamos a reforma em 6 de março de 2020 com a aquisição de equipados como ventiladores mecânicos, monitores e demais recursos de materiais e equipamentos necessários. Também iniciamos o processo de contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas”, explica.

Segundo Adriana Feltrin, no dia 17 de março, foi realizada uma reunião para formatar o Plano de Contingência baseado nas orientações do Ministério da Saúde, ANVISA e Vigilância Sanitária Municipal. Nesta data, foram nomeados os integrantes da Comissão de Gerenciamento de Crise/Covid-19. Conheça os integrantes:

 – Adriana Feltrin/Infectologista da CCIH
Elisangela C. T. Tomé/Enfermeira CCIH
– Nilcilene Pinheiro/Gerente do Setor de Qualidade
– Renata Alencar/Gerente de enfermagem
– Gisele F. Pereira/Gerente médica
– Ubertinele Fraga/Diretor Técnico
– Maria José Brambila/Supervisora geral
– Leonice Barbiere/Gerente geral

O Plano de Contingência HST

De acordo com Nilcilene, a comissão seguiu com reuniões diárias para elaboração do Plano de Contingência. Ele teve sua primeira versão disponibilizada no dia 20 de março, data em que foi apresentado integralmente por ela à diretoria, gerentes e gestores. “Nessa mesma data, iniciaram os treinamentos sobre a forma de transmissão do vírus, tipos de precauções, uso de EPIs por área, técnica de higiene das mãos, paramentação e desparamentação. Os integrantes da comissão se envolveram em todas as etapas, atuando em conjunto, mantendo contato diário com uso da tecnologia e reuniões presenciais”, explica a gerente do Setor de Qualidade.
“Todas as unidades assistenciais, recepções, serviços de apoio e ambulatórios do hospital receberam o treinamento. Estes seguem de forma continuada abordando temas e técnicas específicas para o manejo de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19”, é o que explica Dra. Adriana Feltrin. Segundo ela, a 5ª versão do plano de contingência já está em ação: os boletins são atualizados continuamente pela Secretaria de Vigilância em Saúde e pelo Ministério da Saúde, e a comissão segue estudando e implementando sempre que necessário. “Nós da comissão de Gerenciamento de Crise/Covid-19 mantemos a atualização do plano e o desenvolvimento da equipe conforme as atualizações vão ocorrendo”, completa a médica.





Hospital e Maternidade Santa Tereza


PRONTO-SOCORRO 24H

(19) 3733-4333



ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Seg a sex, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 12h.



AGENDAMENTOS

(19) 3733-4345.
Seg a sex, das 8h às 18h



HOSPITAL/PRONTO-SOCORRO

Telefone Central: (19) 3733-4333.
Rua Bernardino de Campos, 804
Centro – Campinas,SP



CENTRO CLÍNICO AMBULATORIAL

Rua José Paulino, 1248,
Edifício Goiás,
Centro – Campinas, SP



Siga-nos

Nossas Redes Sociais




Hospital e Marternidade Santa Tereza – 2019.
Todos os Direitos Reservados.