Exames clínicos do HST: Hospital é referência na excelência de resultados em Campinas
A realização periódica de exames clínicos é uma conduta segura adotada pelos colaboradores do HST, que contribui na detecção precoce de diversas doenças. Em Campinas, o laboratório da Instituição é referência e totaliza aproximadamente 4.500 pacientes e 25.000 exames por mês, somando o ateindimento do Pronto-Socorro, Ala A e B, UTI adulto e neonatal e o posto de coleta. Acompanhe a entrevista com o diretor do laboratório, José Caetano Augusti, e a gerente de qualidade do Hospital Santa Tereza, Bruna Bassi, para conhecer a estrutura dos exames clínicos do HST. Conheça os exames clínicos do Santa Tereza!
1) Quais exames clínicos o HST realiza?
R: O laboratório HST realiza diversos exames na área de microbiologia, bioquímica, marcadores cardíacos e hematologia, além disso, contamos com a parceria do nosso laboratório de apoio Diagnósticos do Brasil, com áreas de biologia molecular, imunologia, citogenética, imunohematologia, citopatologia e marcadores tumorais.
2) O HST é referência na qualidade dos exames. O que o torna destaque?
R: A busca pela excelência. Nossos colaboradores passam constantemente por treinamentos e qualificações e nosso foco é nos consolidar como os melhores em qualidade, agilidade e inovação. Para isso, utilizamos o programa de proficiência CONTROLLAB que é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Esse programa avalia o desempenho do laboratório promovendo a garantia e confiabilidade dos nossos resultados.
3) Contem-nos sobre a importância dos equipamentos próprios do HST.
R: Nós fizemos uma seleção dos equipamentos que são referências nos hospitais de Campinas, e com isso fizemos a aquisição. O carro chefe do laboratório hoje é equipamento Phoenix de microbiologia que faz a identificação rápida de bactérias clinicamente significantes e faz a realização do antibiograma (teste de sensibilidade), além dele temos o equipamento de gasometria Roche que além dos parâmetros da gasometria nos das mais 9 parâmetros da situação clínica do paciente, temos equipamento de íons seletivos; um Sysmex CA660 que é um dos melhores equipamentos de coagulação do mercado atual.
4) Como funciona a liberação dos exames?
R: Todos os exames são realizados em equipamentos automatizados, e o interfaceamento nos dá uma confiabilidade nos resultados, sendo que todos são validados por Biomédicos capacitados e a soltura acontece sempre no menor tempo possível.