Inovação HST

20 de abril de 2021 by Redação Santa Tereza
WhatsApp-Image-2021-01-29-at-19.17.44-1200x877.jpeg

Iniciativa

Inovação HST

 

O cirurgião geral do HST Dr. Bruno Pereira realizou, em conjunto com a sua equipe, uma esofagectomia no último mês de janeiro. A cirurgia é mais uma iniciativa de inovação e tecnologia realizada no Hospital e Maternidade Santa Tereza. “O procedimento foi feito para a extração de um tumor de esôfago. Na cirurgia, utilizamos um bloqueio de ultrassom para otimização da recuperação do doente na UTI”, conta Dr. Bruno. De acordo com o especialista, o HST é uma das únicas instituições de Campinas capacitadas para desenvolver o método. Parabéns!

Método preciso

Inovação HST

No último dia 21 de janeiro, a equipe do HST comandada pela Dra. Rebeca Dias, cirurgiã e especialista em cabeça e pescoço do HST, realizou uma Hemimandibulectomia, ou seja, a retirada de uma parte da mandíbula que estava acometida pelo tumor e a reconstrução do osso com placa de titânio e músculo peitoral. Além da médica, participaram da cirurgia: Dr. Rodrigo Bregeiro (cirurgião oncológico) e Dr. Alfio Tincani (cirurgião de cabeça e pescoço e chefe da disciplina de cirurgia de cabeça e pescoço do departamento de cirurgia da Unicamp).

“A paciente é uma senhora de 61 anos, que é ex-tabagista e tinha um tumor chamado Carcinoma Espinocelular (CEC) no assoalho oral, cuja principal causa é o Tabagismo. Por isso, apresentava muita dor na face e tinha um abaulamento na mandíbula à direita que estava em crescimento progressivo no último ano. Além do tumor na boca, ela também tinha alguns nódulos cervicais que eram metástases dos linfonodos do pescoço e que estavam aderidos a mandíbula dela”, explica Dra. Rebeca Dias.

Segundo a médica, essa reconstrução é bem delicada e de difícil execução, pois o tumor envolvia uma grande parte da mandíbula, além do mento queixo. A outra dificuldade da cirurgia é em relação à fala e deglutição da paciente que devem ser preservadas. “A paciente permaneceu internada por quatro semanas e recebeu alta. Agora, ela vai fazer tratamento complementar adjuvante com quimio e radioterapia”, completa a cirurgiã. Parabéns pelo empenho de toda a equipe!





Hospital e Maternidade Santa Tereza


PRONTO-SOCORRO 24H

(19) 3733-4333



ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Seg a sex, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 12h.



AGENDAMENTOS

(19) 3733-4345.
Seg a sex, das 8h às 18h



HOSPITAL/PRONTO-SOCORRO

Telefone Central: (19) 3733-4333.
Rua Bernardino de Campos, 804
Centro – Campinas,SP



CENTRO CLÍNICO AMBULATORIAL

Rua José Paulino, 1248,
Edifício Goiás,
Centro – Campinas, SP



Siga-nos

Nossas Redes Sociais




Hospital e Marternidade Santa Tereza – 2019.
Todos os Direitos Reservados.