Maternidade Santa Tereza: referência em humanização na cidade de Campinas

Com a missão de trazer pequenos cidadãos ao mundo com muita saúde, os profissionais da Maternidade Santa Tereza realizam um trabalho importantíssimo para a sociedade. Através das mãos dos especialistas altamente capacitados, do conhecimento inigualável e de tecnologias de ponta, mamães da Região Metropolitana de Campinas (RMC) chegam ao coração da cidade para ganhar um presente único: a vida de seus filhos. O esforço inesgotável dessa equipe, ficou ainda mais em evidência nesse momento de pandemia, em que os cuidados devem ser redobrados. “Nos preocupamos com cada passo do desenvolvimento da gestação. Pedimos todos os exames necessários e corrigimos cada dificuldade que aparece”, explica a Coordenadora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital, Dra. Alba Cristina Salvi.
Por isso, o Hospital e Maternidade Santa Tereza dispõe de serviços de qualidade para trazer segurança aos pais e a toda família. De acordo com o Gestor do Berçário e UTI Neonatal, o enfermeiro José Clébio de C. Jerônimo, a estrutura é completa para o atendimento da mãe e do bebê. “Temos quartos com mobiliário moderno, centro cirúrgico com salas equipadas com tecnologia inovadora para o recebimento do recém-nascido, além de uma UTI neonatal com cinco leitos, equipe médica e enfermagem 24 horas treinada e apta ao atendimento de emergência”, explica.

História
Segundo o enfermeiro, a Maternidade do Hospital Santa Tereza surgiu em meados dos anos 90. “Ela foi projetada para garantir segurança, tranquilidade e conforto às famílias nesse momento único”, diz. O enfermeiro conta que o trabalho realizado nesta área do HST começa desde o pré-natal e se estende até o pós-parto. “Tudo foi pensado para que a chegada do bebê seja um momento único. Existe uma grande preocupação com a qualidade do serviço prestado. Queremos a melhor experiência para os pacientes e seus familiares”.
Maternidade em números
Nascimentos
São realizados 40 partos por mês (média durante a pandemia).
São realizados 60 partos por mês (média antes da pandemia).
Em 30 anos de existência, 22 mil vidas nasceram nas dependências da Maternidade Santa Tereza.
Profissionais
Ao todo, são 22 profissionais da saúde dedicados somente à maternidade.

“Os profissionais da maternidade representam parte de uma engrenagem que faz o serviço caminhar, e sem o trabalho dos mesmos, isso seria inviável, conto com uma equipe empenhada e dedicada aos cuidados e atendimento às mães e bebês”
– Gestor do Berçário e UTI Neonatal, enfermeiro José Clébio de C. Jerônimo
Centro obstétrico
De acordo com o Gestor do Berçário e UTI Neonatal, o Centro Obstétrico é equipado para a realização de partos normais, cesarianas e cirurgias de alto risco. “Entre a equipe especializada, contamos com a presença de médicos, anestesistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Tudo para garantir um procedimento seguro para as mães e os bebês”.

UTI Neonatal
José Clébio conta que a UTI Neonatal do HST está preparada para recém-nascidos pré-maturos ou com problemas graves. “Os especialistas estão prontos para atuar sempre que necessário. Além de oferecermos uma estrutura com muito conforto e atendimento humanizado de qualidade. Ou seja, o melhor para o bebê ainda nas primeiras horas de vida”.

Vale lembrar que a Maternidade Santa Tereza também oferece testes importantíssimos para a saúde dos pequenos. “Fazemos exames, como: teste do olhinho, teste do pezinho básico e dois tipos de teste do pezinho ampliado”, explica. Ou seja, uma estrutura completa para a saúde dos bebês.
Hotelaria
Assim como o resto do Hospital, a Maternidade segue os conceitos de hotelaria para melhor experiência dos pacientes. “Dessa forma, criamos uma atmosfera familiar e intimista para que a mãe, o bebê e os familiares se sintam em casa. Garantimos uma estada com conforto e segurança a todos que participam desse grande momento, a chegada de um bebê”. Quartos confortáveis com ar condicionado, TV a cabo, telefone e internet estão inclusos para garantir o máximo de conforto nas primeiras horas de interação entre a família. “Da mesma forma que muitas mulheres acalentam o sonho de ser mãe, alguns profissionais da saúde sonham em transformar este momento ímpar o mais perfeito possível”, finaliza Dra. Alba.