Medicina Preventiva


Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem-estar e equilíbrio físico, psíquico e social. A medicina preventiva trabalha com a promoção a saúde, visando a integralidade de cuidados a fim de prevenir o surgimento de novas doenças.

Pensando nisso, o Hospital e Maternidade Santa Tereza desenvolveu o Departamento de Medicina Preventiva, que conta com uma equipe multidisciplinar e tem como objetivo a busca de qualidade de vida, prevenção de doenças e agravos.

Este departamento se divide em:

– PVD (Programa de Visita Domiciliar) com pacientes elegíveis para o programa;

– Palestras preventivas oferecidas in company contrato com foco na Prevenção da Saúde do Trabalhador;

– Grupo de Obesidade;

– Grupo de Coluna;

– Gestantes de Alto Risco.

GRUPO DE OBESIDADE

Por definição, obesidade é um distúrbio que envolve o excesso de gordura no corpo, aumentando o risco de problemas de saúde.

Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócio econômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar.

Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas.

Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingestão alimentar e a uma redução do gasto energético.

Esse gasto energético pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.

GRUPO DE COLUNA

As causas mais comuns de dores na coluna são lombalgia, hérnia de disco e artrose que podem estar relacionadas com aumento de peso, sedentarismo, má postura e excesso de esforço físico. Existem várias alternativas terapêuticas para alívio dos sintomas.

Você sabia?

  • Aproximadamente 85% da população sofre com dores nas costas em algum momento da vida de acordo com a Organização Mundial da Saúde;
  • As dores crônicas geralmente atacam pessoas de mais idade. Embora não sejam tão fortes como as dores agudas, são um incômodo constante;
  • Dores na coluna podem ser sintomas de alterações posturais, hérnia de disco, doenças reumáticas, fraturas nas vértebras, músculos atrofiados, osteoporose, desgaste das estruturas da coluna vertebral, envelhecimento, etc., podendo ter como causa sobrecarga física, estresse, obesidade, sedentarismo, quedas e até tabagismo.

Antenado com as queixas constantes dos nossos associados relacionados a dores na coluna, criamos uma equipe multidisciplinar composta de Neurocirurgião, Fisioterapeuta, Médico da Dor e que juntos farão uma avaliação buscando uma solução para que você volte a ter qualidade de vida.

CURSOS PARA GESTANTE

Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e um parto tranquilo.

Pensando nisso, os profissionais do Hospital e Maternidade Santa Tereza prepararam o curso de gestantes.

Da internação ao pós –parto, a maternidade coloca à disposição serviços diferenciados no atendimento à mãe e ao bebê. Além de receber orientações de amamentação, os pais aprendem os primeiros cuidados com o recém-nascido no curso de gestantes.

Acompanhe em nosso blog os informativos com as próximas datas disponíveis.

EVENTOS “IN COMPANY”

Preparado de forma personalizada conforme a necessidade de seus colaboradores, o Hospital e Maternidade Santa Tereza realiza palestras e medições como glicemia e pressão arterial, objetivando a conscientização dos beneficiários com foco na prevenção e na promoção a saúde.





Hospital e Maternidade Santa Tereza


PRONTO-SOCORRO 24H

(19) 3733-4333



ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Seg a sex, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 12h.



AGENDAMENTOS

(19) 3733-4345. Seg a sex, das 8h às 18h



HOSPITAL/PRONTO-SOCORRO

Telefone Central: (19) 3733-4333. Rua Bernardino de Campos, 804 Centro – Campinas,SP



CENTRO CLÍNICO AMBULATORIAL

Rua José Paulino, 1248, Edifício Goiás, Centro – Campinas, SP



Siga-nos

Nossas Redes Sociais




Hospital e Marternidade Santa Tereza – 2019.
Todos os Direitos Reservados.