Surto, endemia, epidemia e pandemia: saiba a diferença!

31 de janeiro de 2020 by Redação Santa Tereza
2395130-1200x801.jpg
Você sabe a diferença entre surto, endemia, epidemia e pandemia? Como caracterizar cada doença? O Hospital Santa Tereza separou algumas definições para ajudá-lo a compreender cada um! Acompanhe.

Surto

Um surto representa um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica. A dengue, por exemplo, em algumas cidades, é considerada como um surto, já que acontece em regiões específicas, por exemplo um bairro.

Endemia

Doenças endêmicas são aquelas que se manifestam apenas numa determinada região, de causa local, não se espalhando para outras comunidades, mesmo com duração continua. No Brasil, a febre amarela é considerada doença endêmica, já que é comum na Amazônia. Por isso, que no período de infestação da doença, as pessoas que viajam para essa região precisam de vacina.

Epidemia

Epidemia é caracterizada por uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região, podendo ser de nível municipal, estadual e nacional. Ela pode se espalhar rapidamente entre as pessoas, originando vários surtos, em decorrência de mutações do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido). A gripe aviária é um exemplo de doença que se iniciou como surto epidêmico.

Pandemia

A pandemia é uma epidemia que atinge nível mundial, ou seja, um ou mais continentes, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode ter início através do surgimento de uma nova doença. Alguns exemplos são: AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.