Inovação HST: novo sistema com QR Code é implementado no HST

20 de julho de 2021 by Redação Santa Tereza
Design-sem-nome-7-1200x675.jpg

De acordo com a Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HST, Nilcinele Pinheiro, um novo sistema de comunicação entre pacientes, profissionais da saúde, Núcleo de Segurança do Paciente e Assistência Social foi implementado no Hospital e Maternidade Santa Tereza com o intuito de atingir a excelência na segurança e experiência do paciente durante a internação. “Essa ação é uma das melhorias previstas pelo Plano de Segurança do Paciente (ONA), além de também ser parte da campanha da ANVISA, que possui o objetivo de envolver o paciente na sua própria segurança no ambiente hospitalar. Então, essa parte que nós desenvolvemos através da notificação e registro direto através do QR Code possibilita esse envolvimento”, explica.

Segundo Nilcilene, o novo sistema permite que, a qualquer momento, o paciente abra um registro de uma situação. “A ação que foi desenvolvida pelo Núcleo de Segurança do Paciente em conjunto com a Assistência Social visa mapear e envolver ações para desenvolver tanto a segurança quanto a experiência do paciente. Em caso de insegurança dentro da instituição ou ao presenciar alguma situação que o deixe desconfortável, por exemplo, o paciente pode entrar em contato conosco ao direcionar a câmera para o QR Code correspondente”, conta.

Implementação

A enfermeira diz que, em primeiro momento, o novo sistema direcionado aos pacientes está disponível apenas para a ala A e Pronto-Socorro. “Depois de rodar o piloto nessas unidades e fazer as implementações necessárias, vamos evoluir para as demais áreas de internação”, diz Nilcilene.

Como funciona?

De acordo com a responsável, o paciente que deseja utilizar desse serviço deve, por meio do QR Code, abrir uma solicitação direto com o Núcleo de Segurança do Paciente. “Depois disso, o NSP analisa essa notificação, procura o gestor da área e analisa o que o paciente notificou para propor um plano de ação e reduzir o risco de acontecer algum incidente e intervir com antecedência”.

Colaboradores

Outro QR Code que também está em implementação é destinado aos colaboradores. “Em todas as unidades, tanto administrativas quanto assistenciais, o colaborador pode registrar as suas notificações ao Núcleo de Segurança do Paciente. “Então, em caso de situações de risco, acidentes, queixas técnicas, eles abrem essa notificação ao Núcleo. Isso já acontecia, mas agora ficou de uma forma mais fácil e acessível”, explica. Além disso, a enfermeira completa que os profissionais da saúde podem acessar protocolos, treinamentos também através do novo sistema.