3 alimentos que causam alergias
De acordo com a nutricionista do HST, Karina de Carvalho Ferreira, alergias alimentares são comuns e afetam mais crianças do que adultos. “A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico a certos tipos de alimentos que ocorrem logo após ele ser ingerido. Entre os sintomas, estão coceiras, inchaço, dor abdominal, congestão nasal, vômito e tontura e anafilaxia”, explica. Conheça alguns alimentos que podem desencadear reações alergias no organismo.
1. Ovos
Geralmente em crianças, as reações alérgicas devido ao consumo de ovos acontece quando o alimento é introduzido pela primeira vez na alimentação. Entre os sintomas desencadeados pela alergia ao ovo, estão:
– Urticária (vergões vermelhos na pele);
– Congestão nasal;
– Vômito;
– Problemas digestivos.
Apesar de incomodar bastante, os sintomas geralmente não são agressivos. Vale lembrar que, ao cozer o ovo, existe menor probabilidade de gerar uma reação alérgica.
2. Amendoim
Esse alimento é uma das causas mais comuns de ataques alérgicos graves. Os sintomas mais comuns são:
– Rinite;
– Reações na pele;
– Formigamento na boca;
– Formigamento na garganta;
– Falta de ar;
– Problemas digestivos.
Lembre-se que até mesmo quantidades muito pequenas ou contato indireto podem causar anafilaxia.
3. Leite
Geralmente causado por conta do leite de vaca, muitas pessoas também podem apresentar alergia a leite de outros mamíferos, como cabras e ovelhas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ser leves ou graves. Vale lembrar que a alergia ao leite é muito diferente a intolerância à proteína do leite ou à lactose. Normalmente, a alergia ao leite desaparece quando a criança completa 5 anos. Os sintomas são:
– Anafilaxia;
– Erupção cutânea;
– Coceira na boca;
– Inchaço na boca;
– Dificuldade em respirar e vômito.