Alimentação dos bebês
A maior preocupação de uma mãe é saber se seu filho está comendo bem, afinal, uma das principais responsáveis pela saúde do bebê é a alimentação. Mas, você sabe quais são os alimentos adequados para cada fase? O Ministério da Saúde alerta sobre os passos essenciais a serem cumpridos no primeiro ano da criança. Anote!
1º passo
Até seis meses
O leite dos primeiros dias pós-parto, conhecido como colostro, é ideal nos primeiros dias de vida por possuir um alto teor de proteína e anticorpos. Depois desse período, o leite materno segue sendo o alimento essencial, que contém tudo que o bebê precisa até o 6º mês de vida. Isso porque ele possui a quantidade de água suficiente pra as necessidades da criança. Portanto, não é preciso oferecer nenhum outro alimento sólido ou líquido, inclusive água. A introdução de qualquer outro alimento pode adoecer o bebê e deixá-lo desnutrido, além de saciá-lo com alimentos que não contém as propriedades nutritivas do leite da mãe.
Alerta!
A mãe que amamenta deve beber, no mínimo, dois litros de água pura diariamente e estimular o bebê a sugar corretamente e com mais frequência.
2º passo
Aos seis meses de vida
A partir dos seis meses, o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, que são chamados de alimentos complementares. A alimentação complementar, como o nome diz, é para complementar o leite materno e não para substituí-lo.
Por ser tudo completamente novo, o bebê tende a rejeitar inicialmente esses alimentos e, por isso, a introdução deve ser lenta e gradual. Vale lembrar que a quantidade de alimentos que a criança ingere é pequena e a mãe pode oferecer o peito após a refeição com os alimentos complementares. Além disso, é essencial que a criança receba água nos intervalos das refeições.
Gostou? Saiba mais no nosso Instagram ou no site do Hospital e Maternidade Santa Tereza.