Ômicron: entenda as características da nova variante
Com o aumento de casos de Covid-19 em Campinas, em especial da nova variante Ômicron, o Hospital e Maternidade Santa Tereza esclareceu algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Entenda abaixo os sintomas e características da variante e detalhes sobre a dose de reforço da vacina.
O que é?
De acordo com a OMS, já se sabe que a Ômicron é uma variante do vírus SarsCov2 altamente transmissível e com grande número de mutações.
Até o momento, estudos mostram que ela é um pouco menos agressiva do que as demais variantes. Em crianças, o grau de agressividade é o mesmo.
Os cuidados devem continuar!
Use máscara;
Higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
Mantenha o distanciamento social.
Proteção das máscaras
Sintomas mais comuns da Ômicron:
– Cansaço extremo;
– Dores pelo corpo;
– Dor de cabeça;
– Dor de garganta;
– Febre branda.
Fonte: OMS
Dose de reforço
A terceira dose da vacinação é ainda mais importante neste momento, com a alta de casos. Ela contribui para reforçar o efeito das doses anteriores e aumentar as chances de proteção contra a nova variante.
Atenção!
De acordo com uma nota técnica do Ministério da Saúde, quem foi infectado pela Covid-19 deve adiar a vacinação por pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Pessoas assintomáticas devem esperar quatro semanas a partir do primeiro exame de PCR positivo.
Acompanhe mais notícias e dicas de saúde nas nossas redes sociais. Clique aqui para seguir!