AVC hemorrágico e o AVC isquêmico: você sabe a diferença?

20 de julho de 2022 by Redação Santa Tereza
Blog-HST-5-1200x675.png

Você provavelmente já ouviu falar em AVC. Mas, você sabia que existe mais de um tipo?

A equipe do Hospital e Maternidade Santa Tereza esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Vale lembrar que em ambos os casos, é imprescindível buscar um pronto-atendimento imediatamente!

AVC Hemorrágico

O AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região, interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado e causando sintomas como:

náuseas, vômito, confusão mental e, até mesmo, perda de consciência, sonolência, alterações nos batimentos cardíacos e frequência respiratória e convulsões.

AVC Isquêmico

Já o AVC isquêmico pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Nesse caso, pode vir acompanhado de sintomas como:

paralisia (dificuldade ou incapacidade de movimentação); dor de cabeça muito forte, súbita, sobretudo se acompanhada de vômitos; fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente é afetado um dos lados do corpo; perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz e perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

Siga o HST nas redes sociais. Basta clicar aqui!