Colesterol: causa, sintomas e controle

26 de agosto de 2022 by Redação Santa Tereza
1-1200x675.png

colesterol é uma gordura fundamental para o funcionamento do organismo, mas que quando se encontra com taxas elevadas, é responsável por aumentar o risco de complicações como diabetes e doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Isso acontece, pois são formadas placas nas paredes das artérias, que dificultam ou impedem a passagem do sangue.

Um fator crucial para o diagnóstico do colesterol alto no paciente é a realização de exames de sangue regularmente, pois essa condição não apresenta sintomas.

E, quando o paciente começa a sentir algo diferente em seu corpo, como, cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, por exemplo, podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.

O Hospital e Maternidade Santa Tereza separou alguns hábitos saudáveis que podem contribuir com a prevenção e o controle do colesterol.

Consulte seu médico e mantenha os exames em dia!

• Mantenha uma alimentação equilibrada e natural, com alta ingestão de frutas, legumes e verduras.

• Reduza o consumo de gorduras saturadas, presentes em frituras, carnes vermelhas e embutidos;

• Pratique regularmente atividades físicas;

• Evite fumar;

• Modere o consumo de bebidas alcoólicas;

• Controle seu peso;

• Faça exames de rotina, conforme as indicações do seu médico.

Clique aqui e siga o Hospital Santa Tereza nas redes sociais.