Conheça os alimentos ricos em proteína

26 de março de 2021 by Redação Santa Tereza
Design-sem-nome-8-1200x675.jpg

Você sabia que a proteína é muito importante para manter a saúde em dia? Responsável pela contração dos músculos, produção de anticorpos e construção de novos tecidos, a proteína deve ser consumida todos os dias. Por isso, a equipe do Hospital e Maternidade Santa Tereza separou algumas dicas de como consumir os alimentos proteicos, que devem estar na sua dieta. Saiba mais!

Porção necessária

A quantidade de proteína necessária diariamente deve ser calculada de acordo com as necessidades de cada organismo e o peso do paciente, a partir de 0,8 a 1,2 gramas por quilo.

Exemplo:
Uma pessoa que pesa 60 kg deve consumir entre 48 e 72 gramas de proteínas por dia*.

Alimentos

Além da quantidade necessária, é importante que cada indivíduo conheça os alimentos ricos em proteína para assim diversificar a dieta. Confira abaixo:

Soja: rica em proteína vegetal, a soja possui 34g de proteína a cada 100g, mas não deve ser consumida em excesso.

Frango: possui 23g de proteína a cada 100g. De preferência, consumo o peito de frango sem pele, assado ou grelhado.

Tofu: apresenta 8,1 g de proteína a cada 100g, e pode ser consumido in natura, cozido ou refogado.

Ovos: cada unidade oferece 6g de proteína e também é rico em B12. Prefira o preparo cozido e fuja de receitas que utilizam muito óleo.

*Para saber a necessidade exata para o seu organismo, procure uma nutróloga ou nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Tereza.