Junho Vermelho: mês de incentivo à doação de sangue

1 de junho de 2022 by Redação Santa Tereza
Blog-HST-2-1200x675.png

A campanha de Junho Vermelho celebra e busca conscientizar o incentivo à doação de sangue, especialmente na temporada mais fria do ano, quando o número de bolsas de sangue nos hemocentros tendem à ficarem baixos.

E você sabia que a cada 450 ml de sangue doado (quantidade de uma bolsa de sangue) pode ajudar a salvar até quatro vidas?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como meta a doação por 3% a 5% da população de um país e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem apenas cerca de 1,9% de doadores.

Entenda os critérios para ser doador de sangue de acordo com o Ministério da Saúde:

• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Já, os impeditivos definitivos para doar sangue são:

• Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chegas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.

Salvar vidas é um ato de amor próprio e ao próximo. Cada gota conta. Procure o hemocentro mais próximo! O HST apoia essa causa!

Na cidade de Campinas, é possível realizar a doação no Hemocentro da Unicamp (Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Barão Geraldo), no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (Av. Prefeito Faria Lima, 340 – Pq. Itália) e nas Coletas Externas, para saber onde doar ligue (19) 3521-8705.

Siga o HST nas redes sociais para mais informações sobre saúde e bem-estar. Clique aqui!