Mitos e verdades sobre o sono

8 de novembro de 2021 by Redação Santa Tereza
Design-sem-nome-1200x675.png

A privação de sono, especialmente quando é crônica ou acontece de forma repetida, pode trazer graves consequências à saúde e na qualidade de vida do ser humano. As consequências envolvem redução da concentração, estresse, menor rendimento físico e mental, entre outros. Isso acontece porque o sono é controlado por áreas do cérebro, se conecta com eventos bioquímicos e fisiológicos do organismo e é influenciado diretamente pelo comportamento do indivíduo. Mas, você sabia que existem técnicas e hábitos que promovem o relaxamento e podem facilitar o sono?

A equipe do Santa Tereza separou 3 passos para ajudar a melhorar a saúde do sono! Veja a seguir:

1 – Controle a respiração!

A respiração profunda diminui os batimentos cardíacos e faz com que o cérebro perceba que é o momento de desacelerar! Existem diversas técnicas de respiração e uma delas consiste em dobrar o tempo de expiração em relação ao tempo que você levou para inspirar. Ou seja, se você inspirar por três segundos, deve expirar por seis.

2 – Ouça músicas relaxantes!

As músicas com sons da natureza são bem relaxantes e contribuem que o cérebro se prepare para descansar! Baixe uma playlist de músicas para relaxar e coloque para tocar quando for dormir. Evite usar fone de ouvido neste momento.

3 – Relaxe os músculos!

Inspire profundamente, alongue e solte o ar. Imagine que o músculo de cada região do corpo está relaxando, dos pés até a cabeça e, ao mesmo tempo, faça alongamento nos braços, nas pernas e pescoço.