“Setembro Amarelo”: cuide da saúde mental
No Brasil, o “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.
O CVV atua em um projeto pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, com a ajuda de cerca de três mil voluntários que trabalham para atender mais de 10 mil ligações diárias, pelo número 188, além de fazerem um trabalho de apoio emocional e preventivo do suicídio.
Setembro foi o mês escolhido para ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.
Segundo dados da OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Por isso, o Hospital e Maternidade Santa Tereza traz o vídeo oficial da campanha para lembrar que todos têm o dever de atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e, dessa forma, contribuir com a prevenção do suicídio, tema ainda visto como tabu.
Atente-se aos sinais das pessoas próximas e procure ajuda!
Ligue para 188 no Centro de Valorização da Vida para buscar ajuda!