Atenção às doenças cardiovasculares durante a pandemia por coronavírus
Por Dr. Roberto Abdalla Filho
Estamos vivendo uma situação muito difícil por conta da pandemia do coronavírus. As autoridades governamentais brasileiras em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS), orientaram o isolamento social e medidas de higiene para contato pessoal, a fim de reduzir a disseminação desta epidemia.
No entanto, é sabido que a doença cardiovascular é a principal causa de óbito no Brasil e no mundo, portanto, toda a atenção para o seu diagnóstico precoce e tratamento adequado deve ser mantida. Há informações internacionais sobre o aumento importante de óbitos em domicílios sem o esclarecimento da causa, e que relevante parcela destes casos sejam provocados pelas doenças cardiovasculares em contaminados ou não pelo coronavírus, propiciados pelo receio da população em procurar os serviços de saúde.
Neste sentido, o Hospital Santa Tereza recomenda à população que mantenha o tratamento das doenças cardíacas e que procure os serviços de saúde no caso de sintomas cardíacos como dor no peito ou sensação de aperto (angina), que pode irradiar para o braço esquerdo, dorso ou região do estômago, e pode estar associada a sintomas como falta de ar, palidez, sudorese e náuseas.
Ao procurar o serviço de saúde, sugerimos que use máscara, leve apenas um acompanhante (com máscara) e que este, se possível, mantenha certa distância para reduzir o trânsito de pessoas. Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use álcool gel.
O Hospital Santa Tereza mantém seu atendimento 24 horas, 7 dias por semana, com profissionais capacitados nos atendimentos cardiovasculares e sempre atentos e treinados para as melhores medidas de precaução do coronavírus. Adotamos protocolos baseados em orientações nacionais e internacionais para fluxo específico destes pacientes, desinfecção apropriada dos ambientes e materiais bem como uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pela equipe médica, visando a maior segurança dos pacientes.