Saiba mais sobre as ações de inovação no HST

21 de setembro de 2020 by Redação Santa Tereza
2-cirurgia-paciente-acordado.jpg

No primeiro semestre deste ano, a equipe do Hospital e Maternidade Santa Tereza realizou métodos de inovação. Saiba mais abaixo!

Sucesso do Webinar

Dr. César Bertonha

No período de pandemia, quando os recursos tecnológicos se mostraram ainda mais essenciais, o HST inovou e realizou duas cirurgias que foram transmitidas ao vivo, gratuitamente, para profissionais da saúde. Os neurocirurgiões Dr. César Bertonha e Dr. Matheus Lopes comandaram a equipe  do HST para a Cirurgia de Tratamento de Estenose da Coluna por via Endoscópica acesso por Tomshidi. O webinar contou com 275 inscritos em português e 235 inscritos em inglês, com mais de 1226 visualizações e 460 interações via chat. Mais uma vez a tecnologia à favor da vida! Parabéns a todos pelo empenho! Entenda os benefícios da cirurgia.

Benefícios da técnica:

• Alta hospitalar depois de 3 horas de procedimento;
  • Sangramento inferior a 100ml;
  • Leve sedação do paciente durante o procedimento;
  • Retorno às atividades normais em duas semanas sem necessidade de fisioterapia (cirurgia convencional pode demorar até 6 meses);
  • Estrutura da coluna mantida de forma intacta e com total mobilidade.

Cirurgia com paciente acordado

Dr. Victor Vasconcelos

Mais uma vitória conquistada pelo time HST, que dessa vez, realizou uma neurocirurgia de um paciente acordado. Comandado pelos médicos Dr. Victor Vasconcelos e Dr. Marcelo Sabbá, o procedimento foi indicado para remover tumores infiltrativos próximos à uma área do cérebro que controla a linguagem. Durante a cirurgia, o paciente permaneceu acordado e contou de 1 a 10 para que a equipe pudesse testar a fala. Essa é uma técnica moderna, 100% indolor, que contribui para a monitorização da linguagem, reduzindo os riscos de sequelas pós-operatórias. Obrigada aos colaboradores do HST, sempre em busca de soluções novas e de excelência para o bem-estar de nossos pacientes.