A importância da proteção solar

28 de fevereiro de 2020 by Redação Santa Tereza
quadro_protetor-1200x739.jpg

No verão, tanto as atividades realizadas ao ar livre quanto a exposição ao sol aumentam. Além disso, a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra durante essa época, o que amplia o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. De acordo com o Médico Oncologista Clínico do Hospital Santa Tereza/ Grupo SOnHe, Vinícius Corrêa da Conceição, o principal elemento da proteção solar é o protetor solar, além do uso de roupas que cubram a pele, de proteger a pele contra os danos causados pelos raios UVA e UVB, raios ultravioletas emanados do sol. “Os raios UVB atingem a pele mais superficial e são os maiores responsáveis pelas queimaduras. Já os raios UVA atingem a derme mais profunda e ajuda a provocar o envelhecimento precoce”, explica o médico.

proteção solar

Por que conscientizar os pacientes sobre a proteção?

Segundo o oncologista Vinícius Corrêa da Conceição, o câncer de pele é o mais comum no Brasil. “. O câncer de pele representa 33% de todos os diagnósticos de Câncer no Brasil. Alguns tipos como o melanoma são altamente agressivos, com chances de rapidamente se espalhar e com alta letalidade. Outros tipos são menos agressivos e com grandes chances de cura com cirurgia se descobertos no início”, conta.

Por isso, é importante se cuidar e ficar atento aos sinais, conforme explica o médico: “Pode haver algo errado com a pele quando surge pintas ou manchas novas; alteração da cor ou tamanho de pintas já existentes; lesões na pele que causam muita coceira ou sangramento e feridas que não cicatrizam após quatro semanas”.  Além disso, o médico chama a atenção para a regra ABCDE, que consiste na análise de pintas e devem chamar a atenção das pessoas para procurar um dermatologista:

1. Quando há assimetria: ao passar uma linha imaginária na metade das pintas, os dois lados são diferentes;
  2. Borda: quando as bordas são irregulares;
  3. Cor: quando uma pinta tem colorações e tons de preto ou marrons diferentes na própria lesão.
  4. Diâmetro: quando a pinta possui mais de seis mm de diâmetro (tamanho de um apontador de lápis);
  5. Evolução: ao notar que a pinta muda com o tempo.

Como garantir a proteção solar?

Na hora de escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele, é importante se atentar às dicas do oncologista: “O ‘fator’ é o tempo que o produto protege sua pele antes que ela comece a ter danos caudados pelo sol. Por exemplo, se sua pele demora 10 minutos para começar a ter alguma queimadura, um protetor fator 10 fará com que sua pele leve 10 vezes mais tempo para começar a queimar, portanto 100 minutos”, explica. Além disso, Dr. Vinicius aconselha que quanto mais clara e sensível ao sol for a pele, maior deve ser o fator de proteção usado.

Dicas de proteção

Você sabia que para proteger de fato a pele, é preciso usar a quantidade correta? Confira as dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

• Uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça;
  • Uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;
  • Uma colher de chá para cada braço;
  • Uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna;
  • O produto deve ser repassado a cada três horas independente do fator usado.

HST em ação!

No dia 13 de dezembro, a equipe de oncologia do HST participou do evento de conscientização da população sobre câncer de pele, com informações sobre a doença e distribuição de protetores solares. A iniciativa foi realizada pelo Grupo SOnHe, equipe de médicos oncologistas do HST, na Lagoa do Taquaral, com presença especial do Dr. Vinicius da Conceição, oncologista do Hospital. O HST parabeniza a todos pela iniciativa!