Bruxismo: causa, prevenção e tratamento

3 de fevereiro de 2020 by Redação Santa Tereza
bruxismo-1200x801.jpg

O Ministério da Saúde define o Bruxismo como o movimento de ranger, apertar, comprimir ou encostar os dentes. Atualmente, de acordo com o período em que acontece se divide em bruxismo em vigília (Acordado) e bruxismo do sono. Essa divisão é importante, pois a fisiopatologia e o tratamento para estes tipos de bruxismo são diferentes. Caso você desconfie sobre esse problema e quer saber mais sobre as causas e tratamentos, leia abaixo:

Causas do bruxismo

Acordado

No bruxismo em vigília, é comum que a pessoa permaneça por longos períodos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse, nervoso ou até mesmo quando está concentrada lendo um livro, estudando, usando o computador ou assistindo TV. Ele está associado aos efeitos colaterais de algumas medicações, sobretudo medicações utilizadas no tratamento da ansiedade, mal de Parkinson e outros problemas motores, o que não é tão comum. Além disso, seus sintomas podem envolver dores musculares na face e cabeça.

Dormindo

O bruxismo do sono é mais comum o ranger de dentes, o que não ocorre durante toda a noite, mas vem em crises, principalmente nas fases de sono mais leves. BS pode ser primário (não relacionado a nenhuma outra alteração) ou secundário a medicações como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (IRSS) (fluoxetina, paroxetina, venlafaxina, etc), problemas neurológicos ou distúrbios respiratórios do sono (como ronco ou apneia).

Sintomas

• Desgaste dentário;
  • Fratura de restauração ou de dente;
  • Dor e/ou hipertrofia da musculatura da face;
  • Língua marcada pelos dentes e/ou linha branca na parte interna da bochecha;
  • Dores de cabeça;
  • Dores na mandíbula;
  • Tensão na região das têmporas;
  • Apneia do sono.

Tratamento

É importante entender que o tratamento deve ser feito em conjunto entre dentistas, médicos e psicólogos, que podem envolver placas estabilizadoras, medicamentos e acupuntura.