Por trás das panelas: as mãos que levam saúde e sabor através da cozinha do Hospital

30 de janeiro de 2020 by Redação Santa Tereza
MG_7017-1200x800.jpg

A expressão “parece comida de hospital” não se aplica às refeições do Hospital Santa Tereza. Isso porque a cozinha HST presta um serviço diferenciado com cardápios saborosos, que faz com que qualquer paciente se sinta em casa, e sempre cumprindo as exigências médicas e nutricionais.

Etapa importante para a recuperação e acolhimento dos pacientes, as refeições são personalizadas e pensadas a partir de cada um, de forma humanizada e carinhosa. “Quando fazemos com amor, qualquer prato fica delicioso”, conta a cozinheira dona Lourdes Rodrigues, que há 40 anos desempenha essa função no Hospital.

A cozinheira conta que o trabalho da equipe é bastante elogiado por todos. Segundo ela, as refeições que são servidas cinco vezes ao dia, se consagram como uma forma de alegrar a vida daqueles que passam por um tratamento ou momento delicado. “Depois de comer, os pacientes mandavam agradecer e às vezes vinham até a cozinha pra me dar um abraço”.

Cozinha do Hospital Santa Tereza em Campinas
Equipe da cozinha Hospital Santa Tereza

O serviço de cozinha, que tem muito em comum com o sistema de hotelaria, é fundamental para compor um atendimento de excelência em ambiente hospitalar. De acordo com a nutricionista Karina de Carvalho Ferrero, é comprovado que o estado nutricional do paciente contribui muito para a melhora, principalmente no processo infeccioso. “Estudos mostram que um paciente bem alimentado e bem nutrido tem uma melhor recuperação. São três dias de internação a menos, com riscos e custos reduzidos”, explica.

Vale lembrar, que apesar de saborosa, a comida do HST está dentro dos padrões de exigências médicas, com a quantidade de sódio recomendada, bem como o cuidado com ingredientes sempre frescos e naturais. “Não fornecemos fritura dentro do Hospital porque sua digestão é mais complicada e demorada. Além de oferecer alimentos saudáveis, buscamos  seguir o recomendado de ter refeições de três em três horas, o ideal para que o paciente esteja sempre alimentado e com o metabolismo funcionando normalmente”, lembra a nutricionista.

O preparo

A rotina da cozinha começa cedo no HST. Isso porque a equipe, que é constituída por 18 pessoas, preparam 3.500 refeições diárias nas dependências do hospital. “Ao todo são cinco refeições para cada paciente: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nós também servimos para os acompanhantes”, conta a nutricionista.

Cardápio

O dia começa com a preparação do café da manhã, às 5h. Logo depois, às 7h, o almoço começa a ganhar forma e assim as panelas e cozinheiras continuam a trabalhar, até às 22h30, quando é servida a última refeição: a ceia. Segundo Karina, o cardápio é variado, mas é pensado para que atinja o maior número de patologias possíveis. “A gente tenta fazer o mais comum possível, mas mesmo assim sempre fazemos pelo menos dois ou três tipos de cardápios em cada refeição”, diz.

Além disso, a nutricionista chama a atenção para os alimentos que sempre estão ou que jamais podem estar no cardápio. “Eu acho que o único ponto comum das refeições para todas as patologias é o arroz porque ele não tem restrição, só de quantidade, mas não do alimento em si”. Já o único alimento proibido nas refeições do Hospital são as carambolas. “Ela é tóxica para paciente com problemas renais”, explica.

Segredo do sabor da cozinha do Hospital

A receita é mais simples do que parece: amor, dedicação e vontade de ajudar o próximo. O sabor é consequência de atos simples, que fazem a diferença para quem passa por um momento delicado. Mas, mais do que isso. A cozinha do HST só trabalha com ingredientes frescos e temperos naturais. “Temperamos as refeições com alho, cebola, salsinha, cebolinha, alecrim, enquanto que a maioria das cozinhas industriais usa tempero pronto. É aí que está o segredo do sabor. Isso sem falar das cozinheiras, que realmente se dedicam”, explica Karina. Além disso, todos sabem que o que um paciente mais quer quando está internado, é ir para casa. Por isso, o HST personaliza alguns pratos para atender gostos e desejos e fazê-lo se sentir em casa. “Tivemos uma gestante que ficou internada por três meses e ela estava acostumada a comer feijão de corda. Então, fizemos essa receita para agradá-la. Atendemos sempre sob o aspecto humanizado”.

Amor (e sabor) sem igual

Com 40 anos de casa, a relação entre Lourdes XXX e o Hospital e Maternidade Santa Tereza começou através de seu esposo, que estava recebendo tratamento no HST. “Na época, o meu marido estava internado aqui e chegou uma moça da cozinha. Eu perguntei para ela se estava precisando de pessoas para trabalhar e ela disse que sim”, conta.

Assim, Lourdes iniciou um trabalho que ultrapassa décadas e que a enche de orgulho. “Eu dormia meia noite e acordava às três horas da manhã para deixar tudo pronto para os meus filhos e vir preparar as refeições para os pacientes”, explica.

Conhecida por sua simpatia e cuidado com o próximo, Lourdes não conquistou apenas pacientes e acompanhantes. Os colaboradores do HTS sempre passam pela cozinha para prestigiar o trabalho de tantos anos da cozinheira. E não para por aí. Você já provou o pãozinho especial feito por essas mãos? Essa iguaria de dona Lourdes conquistou o coração (e o paladar) do médico fundador do HST, José Carlos Penna Tobar. “Ele adorava o pão que eu fazia, a Dona Vera me pedia sempre para mandar alguns para comerem em casa”.

Cozinha do Hospital Santa Tereza em Campinas
Cozinheira dona Lourdes Rodrigues, que há 40 anos desempenha essa função no Hospital