Dezembro Laranja: Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Pele

14 de dezembro de 2022 by Redação Santa Tereza
1-1200x675.png

A campanha do Dezembro Laranja é uma ação que faz parte da campanha nacional de prevenção ao câncer de pele, o mais frequente no Brasil, que corresponde cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país de acordo com o Inca.

O HST ressalta que a doença tem um bom prognóstico se detectado em fase inicial e que a prevenção é um hábito simples, mas fundamental para evitar a doença, principalmente, com o uso de protetor solar, uso de bonés e evitar a exposição excessiva durante o período de maior incidência.

Indispensável durante qualquer estação do ano, o filtro solar precisa ser aplicado corretamente para garantir a eficácia e prevenir diversos problemas, entre eles envelhecimento precoce, ressecamento da pele, lesões pré-cancerosas e até mesmo câncer de pele.

Veja abaixo a quantidade ideal de protetor solar de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, para cada parte do corpo:

• uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça
  • uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás
  • uma colher de chá para cada braço
  • uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna

Sinais de alerta

Observar mudanças na pele e procurar seu dermatologista caso identifique qualquer alteração são medidas fundamentais para o diagnóstico de câncer de pele.

Veja na imagem alguns sinais de alerta e mantenha os exames com o dermatologista em dia!

Siga o HST pelo Instagram. Basta clicar aqui!