Ceratocone: entenda a doença e os sintomas

25 de novembro de 2022 by Redação Santa Tereza
Blog-HST2-1200x675.png

No dia 10 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Ceratocone, uma doença que faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone, que pode levar ao comprometimento da visão.

Além de impedir a projeção de imagens nítidas na retina, ele pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.

Nas fases iniciais, quando a deformação da córnea não é grave, o uso de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. No entanto, à medida que o ceratocone evolui, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato, que ajudam a ajustar a superfície anterior da córnea e a corrigir o astigmatismo irregular provocado pela deformidade.

Além disso, é importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças dos olhos que podem atingir a córnea. Quanto antes isso for feito, melhor será a resposta ao tratamento!

Veja a seguir os principais sintomas:

• Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Comprometimento da visão noturna;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia) ou de halos ao redor das fontes de luz são outros sintomas da doença.

Em caso de sintomas, procure um oftalmologista.

Siga o HST nas redes sociais clicando aqui.