Novembro Azul: saiba mais sobre o Câncer de Próstata

25 de novembro de 2022 by Redação Santa Tereza
Blog-HST1-1200x675.png

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata até o final de 2022. A próstata é uma glândula masculina localizada abaixo do abdômen.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata, como: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Por isso, os exames de rotina acima dos 45 anos são fundamentais para diagnóstico precoce da doença e início do tratamento, quando ele tem maiores chances de cura.

Fatores de risco do Câncer de Próstata:

Há alguns fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de próstata, como:

• Idade: a maior parte dos casos se desenvolve a partir dos 60 anos. O risco aumenta com a progressão da idade.
  • Obesidade: o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
  • Exposição a agentes carcinogênicos: arsênio (cigarro, conservante de madeira, fabricação de vidro e agrotóxico), produtos de petróleo e indústria da borracha (N-nitrosaminas, HPA, solventes e ftalatos), fuligens e fumaças (cigarro, motor de escape de veículo e fábricas), cádmio (cigarro, produção de pigmentos e baterias, indústria mecânica).
  • Consumo de cigarro.
  • Consumo excessivo de álcool.

Cuide-se: o diagnóstico precoce salva vidas!

Mantenha os exames de rotina com o urologista!

Acompanhe o HST nas redes sociais clicando aqui.