O que faz uma pessoa roncar?

3 de fevereiro de 2020 by Redação Santa Tereza
4674-1200x800.jpg

Você ronca? De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 30% da população brasileira sofre com a apneia do sono. Porém, roncar nem sempre está relacionado a um problema de saúde.

O ronco, ou seja, o ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono pode ser considerado normal conforme a posição em que a pessoa dorme. Porém, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso, ele pode ser classificado como patológico. Confira algumas causas:

•Flacidez nos músculos da boca e da garganta;
• Amídalas e adenoides hipertrofiadas;
• Desvio de septo;
• Pólipos no nariz;
• Palato em forma de ogiva;
• Rinite, sinusite e obstruções nasais;
• Palato mole e úvula aumentada.

Para identificar as causas do ronco, é necessário fazer um exame chamado polissonografia. Nesse exame, a pessoa dorme monitorada por aparelhos que dirão se ela tem algum problema relacionado ao sono.

Vale a pena ressaltar, que no caso da apneia, quando a pessoa para de respirar por um tempo longo, ela acorda. Ou seja, não existe o risco de morrer asfixiada, porém pode causar bastante estresse ao corpo.

Tratamento

Lembre-se que dormir bem também é uma questão de saúde.

Obrigar-se a dormir de lado, uma boa estratégia é costurar um bolso nas costas de uma camiseta e colocar dentro dele uma bolinha de tênis. Pode também ser útil usar, à noite, um retrator de língua, ou seja, uma prótese intraoral móvel, que ajude a manter a boca fechada e a projetar a língua um pouco para frente.

Para saber mais detalhes sobre esses métodos e a cirurgia, procure um médico!