Segurança do Paciente do HST

31 de janeiro de 2020 by Redação Santa Tereza
64-1200x800.jpg

O Hospital e Maternidade Santa Tereza aproveita o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, para lembrar a todos sobre a importância de contribuir com os cuidados da saúde daqueles que confiam as suas vidas no nosso trabalho e dedicação.

O que é?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Saúde trabalham juntos para garantir que toda instituição de saúde tenha os pilares essenciais que asseguram a segurança do paciente. Por isso, o HST adota as seis Metas Internacionais de Segurança, estabelecidas pela OMS e preconizadas pela Joint Commisssion International (JCI).

Núcleo de Segurança do Paciente HST

No Hospital e Maternidade Santa Tereza, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) foi formalmente implantado em outubro de 2016, pela Gerente de Enfermagem Nilcilene Pinheiro, e desde aquele momento, tornou ainda mais efetivo o seu compromisso com as Metas da OMS.

Desde 2017, nosso Hospital participa da autoavaliação das práticas de segurança do paciente, nas quais foi classificado como uma instituição com alta adesão às práticas de segurança no relatório formal emitido pela ANVISA. Por isso, gostaríamos de agradecer à diretoria, aos integrantes do NSP e a todos os colaboradores que se esforçam diariamente para tornar o HST um Hospital de excelência.

Segurança do paciente é tradição

Em agosto deste ano, iniciamos os treinamentos, que serviram para esclarecer o processo de notificação, além de orientar os gestores quanto à conduta. Assim, está certificado que todos utilizarão, quando preciso, as ferramentas implantadas pelo NSP para identificação, análise, avaliação, plano de ação e monitoramento das notificações para reduzir os incidentes e eventos adversos que as instituições de saúde estão suscetíveis.

Outra ação desenvolvida pelo HST para conscientizar os colaboradores sobre a importância do tema foi desenvolvida pela gerente de marketing Cristina Marcucci, responsável por se caracterizar de idosa para chamar a atenção dos colaboradores para esse tema tão importante.

Segurança do paciente