5 sintomas comuns de infecção urinária

28 de junho de 2021 by Redação Santa Tereza
Design-sem-nome-4-1200x675.jpg

Vontade constante de fazer xixi, dor ao ir ao banheiro e dificuldade para urinar, com apenas algumas gotinhas saindo de cada vez: essa é a infecção urinária, que acomete o trato urinário e é extremamente comum, por conta da proliferação exacerbada de bactérias que já estão em nosso corpo. Um exemplo é a Escherichia coli, uma bactéria que vive no intestino e que, em 80% das vezes de infecção urinária, é a grande vilã da história.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns em adultos, estão: dor ou queimação ao urinar, sensação de peso na bexiga, vontade frequente para urinar, urinar em pouca quantidade e febre baixa constante. Os sintomas de infecção urinária podem variar bastante de uma pessoa para a outra e de acordo com o local do sistema urinário afetado, que pode ser a uretra, a bexiga ou os rins.

Diagnóstico

Através do exame de urina, o diagnóstico é realizado no paciente. Porém, em alguns casos, é possível utilizar outros exames, como urocultura e antibiograma para saber qual bactéria envolvida para decidir melhor antibiótico. Exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética podem ser solicitados em caso de pielonefrite para identificar as possíveis complicações causadas pela infecção urinária.

Como evitar a infecção urinária?

– Lave a região genital externa com água e sabão após a relação sexual;
– Após urinar e defecar sempre limpar a região íntima de frente para trás, a fim de evitar a chegada da bactéria do intestino na vagina;
– Esvazie completamente a bexiga toda vez que urinar;
– Mantenha uma alimentação rica em fibras para diminuir o tempo de permanência das fezes dentro do intestino;
– Não use perfume ou creme com perfume na região da vagina;
– Mantenha a região da vulva sempre seca, evitando usar roupas muito apertadas e absorvente diário.