Profissionais do Santa Tereza realizam neurocirurgia com paciente acordado
Foi realizada no Hospital e Maternidade Santa Tereza uma complexa neurocirurgia para remoção de tumor maligno cerebral, que infiltrava áreas do cérebro responsáveis por controlar a linguagem e o movimento do corpo. Com o objetivo de aumentar a segurança do procedimento, a equipe de Neurocirurgiões do Hospital, liderada pelo Dr. Victor Vasconcelos e Dr. Marcelo Sabbá, utilizou uma
técnica que mantém o paciente acordado, sendo submetido a testes de linguagem e movimento dos membros durante o procedimento. Esse é um método moderno e indolor, que contribui para reduzir os riscos de sequelas pós-operatórias.
A fala do paciente é testada durante o procedimento através de perguntas, nomeação de figuras e contagem de números, como é possível observar no vídeo.
O paciente, de 67 anos, apresentava sintomas como dores de cabeça de início recente, alterações de fala, e confusão mental, que evoluíram para com diminuição da força no braço direito. Após a cirurgia, o paciente evoluiu sem qualquer déficit neurológico.
Equipe cirúrgica: Dr. Victor Vasconcelos e Dr. Marcelo Sabbá
Anestesiologistas: Dr. Gabriel Rosas e Dra. Lúcia Helena
Neurofisiologista: Dr. Paulo Kimaid
Instrumentadores: Alexandre Costa e Viviane Soares