Alimentação e depressão: como a refeição certa pode te ajudar

3 de fevereiro de 2020 by Redação Santa Tereza
16_post_Alimentaçao_Depressao.jpg

Você sabia que a depressão é um transtorno mental bastante comum? Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Em um episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Por isso, se alimentar de forma nutritiva e saudável é muito importante, já que certos alimentos podem ajudar a produzir mais serotonina, o que aumenta o bom humor e ajuda no combate da depressão. Confira alguns itens que você deve adicionar na sua refeição:

Chá-verde

Contém diversos antioxidantes, como polifenóis e catequinas, que ajudam a reduzir o estresse e diminuem os radicais livres no cérebro. Porém, tome cuidado: apesar dos benefícios, doses exageradas podem favorecer irritabilidade e ansiedade, por conter cafeína, uma substância estimulante.

Cereais integrais

Milho, trigo e arroz (pão e massa integrais) ajudam a produzir serotonina, além de conferir energia ao organismo. A proteína do milho, chamada de zeína, tem ainda a capacidade de atuar no sistema nervoso, evitando a depressão.

Espinafre

Conhecido como fonte de inúmeros nutrientes, como folato, betacaroteno, vitaminas A e C, potássio, cálcio e ferro, o espinafre atua para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Também concentra magnésio, que atua na estabilização do metabolismo cerebral, ajudando a modular o humor.

Frutas vermelhas

Poderosas como antioxidante, as amoras, morangos e cerejas são ricas em antocianidina, responsáveis por defender o organismo contra os ataques dos radicais livres, e modular o humor. Além disso, ao adicionar as frutas vermelhas na sua refeição, é possível ter ricas em vitamina B6, coadjuvante no metabolismo de substâncias que regulam o ânimo.

Peixes

Salmão, sardinha e atum são exemplos de peixes com ômega-3, gordura de ação anti-inflamatória.

Dica

Além desses itens queridinhos, vale ressaltar algumas itens que devem estar nas suas refeições diárias, como:

  • Frutas;
  • Leite e iogurte desnatado;
  • Castanha-do-pará, nozes e amêndoas;
  • Ovos;
  • Mel.




Hospital e Maternidade Santa Tereza


PRONTO-SOCORRO 24H

(19) 3733-4333



ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Seg a sex, das 8h às 18h.



AGENDAMENTOS

(19) 3733-4345.
Seg a sex, das 8h às 17h



HOSPITAL/PRONTO-SOCORRO

Telefone Central: (19) 3733-4333.
Rua Bernardino de Campos, 804
Centro – Campinas,SP



HOSPITAL/INTERNAÇÃO

Rua General Osório, 807
Centro – Campinas, SP



CENTRO CLÍNICO AMBULATORIAL

Rua José Paulino, 1248,
Edifício Goiás,
Centro – Campinas, SP



Siga-nos

Nossas Redes Sociais




Hospital e Marternidade Santa Tereza – 2019.
Todos os Direitos Reservados.

Responsável Técnico Dr. Ubertinele P. Fraga | CRM 61.300