Gripe X Resfriado: você sabe qual a diferença?

31 de janeiro de 2020 by Redação Santa Tereza
576465-PLSH5O-282-1200x675.jpg

Coriza, espirros e dores de cabeça e no corpo. Os sintomas são semelhantes e eles tem o maior índice de contaminação no inverno, mas não se engane: gripe e resfriado não são iguais! A gripe é uma infecção respiratória causada por vírus da família Influenza, enquanto o resfriado é causado por dezenas de vírus diferentes, como o Rinovírus, o Adenovírus e Parainfluenza. O Hospital e Maternidade Santa Tereza esclarece a diferença entre eles. Acompanhe.

Resfriado

Geralmente, o resfriado é mais brando do que a gripe e costuma durar cerca de 2 a 4 dias. Eles incluem:

• Tosse;
  • Congestão nasal;
  • Coriza;
  • Dor no corpo;
  • Leve dor de garganta leve;
  • Em alguns casos, pode haver estado febril.

Gripe

A gripe é uma infecção respiratória. A febre é o sintoma mais característico e, geralmente, dura em torno de três dias. Os outros sintomas tendem a desaparecer depois de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

• Febre alta;
  • Dor muscular;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Coriza;
  • Tosse seca.

Transmissão

Tanto a gripe quanto o resfriado são transmitidos pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada através de espirros, tosses, pelo contato com gotículas ao falar ou mesmo pelas mãos, ao tocar superfícies. O vírus pode infectar diretamente pela boca, nariz e olhos.