Benefícios das ervas aromáticas para a saúde

4 de janeiro de 2022 by Redação Santa Tereza
Design-sem-nome-2-1200x675.png

O Hospital e Maternidade Santa Tereza acredita no poder de uma alimentação saudável como aliada à prevenção de diversas doenças e na contribuição de uma recuperação mais rápida de pacientes.

Por isso, a Nutricionista, Chefe de Cozinha do HST e responsável pela UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), Stella Herrmann, reforça a importância de incluir ervas aromáticas nas refeições. Acompanhe abaixo alguns benefícios!

Nutricionista e Chefe de Cozinha, Stella Herrmann

Salsão e salsinha

“O Salsão ou Aipo reduz o colesterol, estabiliza a pressão arterial, diminui o estresse e combate o câncer, além de melhorar a saúde ocular, por ser riquíssimo em Vitamina A e colaborar com o trânsito intestinal. As folhas de salsão são excelentes para colocar no suco verde e/ou fazer chás, além de ficar maravilhoso em molhos, saladas, bife a rolê, aves e peixes. Já a salsinha melhora o sistema imunológico e possui ação anti-inflamatória, além de ajudar a eliminar a retenção de líquidos (edema) no organismo e favorecer o bom funcionamento do coração. Ela impede a formação de coágulos, evitando derrames e atua no combate a anemia, por ser rica em Ferro. Reduz a pressão arterial, a constipação intestinal e flatulência. Auxilia nos processos de inflamações hepáticas e inflamações de trato urinário, além de prevenir o câncer”, afirma Stella.

Orégano Fresco e louro

“O Orégano Fresco atua no sistema imunológico, é superdigestivo, além de ser diurético. Seu sabor é suave, mas na medida certa e harmoniza com queijos, saladas, legumes, massas, molhos, aves e carnes. O Louro é antioxidante, digestivo, diurético, anti-Reumático, anti-inflamatório, combate o câncer, atua no sistema imunológico e é expectorante. Geralmente para fazer o feijão, uma a duas folhas de louro são utilizadas e dá um sabor totalmente diferente. Além disso, é utilizado em guisados, leguminosas e carnes fortes e o Chá de folhas de louro é frequentemente recomendado para prevenir a constipação”, explica a nutricionista.

Sálvia e alho-poró

“A Sálvia possui ação anti-inflamatória, antisséptica e antioxidante, favorece o bom funcionamento do coração, é superdigestiva, melhora o colesterol, reduz flatos, diminui dores de cabeça, regula a glicemia, favorece os pulmões e alivia picadas de insetos. É perfeita para combinar com peixes, aves carnes de caça e molhos. O alho-poró é uma excelente opção para quem quer variar o alho e/ou cebola. Ele atua diretamente no sistema imunológico, combate gripes e resfriados, auxilia na redução do colesterol, combate os radicais livres, ajuda no bom funcionamento intestinal e promove a boa saúde ocular. Versátil, ele combina com aves, peixes, porco, sopas, risotos e pode ser consumido até mesmo cru nas saladas e molhos”, finaliza Stella.