Janeiro Branco: Mês de atenção à saúde mental

6 de janeiro de 2022 by Redação Santa Tereza
Design-sem-nome-3-1200x675.png

Início de ano é tempo de renovação e, para muitos, de criação de planos, sonhos e pensamentos positivos. Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão propensas a pensarem em suas vidas e relações sociais. Por isso, o mês de janeiro foi escolhido para relembrar a importância dos cuidados com o emocional através da campanha de Janeiro Branco.

Como uma “folha em branco”, motivo do nome da campanha, ela busca inspirar o momento para se escrever uma nova história! A saúde mental envolve diversos aspectos, como:

• Estar bem consigo mesmo e com os outros;
  • Aceitar as exigências da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

E você sabia que levar o otimismo para a sua vida é essencial para a saúde?

Para se ter ideia, um estudo publicado no jornal do NCBI (National Center for Biotechnology Information), nos Estados Unidos, analisou uma população de jovens soldados do Exército dos EUA na ativa e descobriu que aqueles que tiveram altos níveis no teste de otimismo no início do estudo tiveram um risco 22% menor de desenvolver hipertensão.

De acordo com a pesquisa, o otimismo funciona como fator protetor e reduzem as chances de depressão. Procure praticar hábitos saudáveis para o seu corpo e mente não só na virada do ano, mas também todos os outros dias!

O Santa Tereza apoia e abraça a causa e busca, em todos os outros meses, levar humanização aos atendimentos.