Cuidados com a pele dos idosos

26 de março de 2021 by Redação Santa Tereza
Design-sem-nome-11-1200x675.jpg

O Hospital e Maternidade Santa Tereza possui o selo “Amigo do Idoso” e, por isso, traz informações úteis de como cuidar da pele nesse momento da vida, já que pequenos hábitos no dia a dia podem contribuir para uma pele mais saudável e evitar machucados. Saiba como proceder:

Durante o banho

Por apresentar uma pele mais delicada, o idoso deve optar pela água morna, já que a temperatura quente pode causar queimaduras ou ressecamento na pele. Fique também de olho na escolha do sabonete, que deve ser neutro, já que as opções aromatizadas podem conter alguma substância alérgica, e causar machucados na pele. Outra dica é evitar ao máximo o uso de esponjas ou esfoliantes, que machucam e eliminam a barreira natural da pele.

Cuide da pele

A hidratação é uma etapa essencial para uma pele saudável. Por isso, depois do banho e durante o dia, utilize hidratantes para promover a elasticidade e hidratação, que evita coceira e descamação no corpo. Lembre-se: se o paciente apresenta quadros alérgicos, o ideal é sempre escolher produtos sem fragrâncias na composição.

É importante reforçar também a necessidade de ingerir água regularmente, já que a sua falta resulta em desidratação e pele ressecada, além de problemas no rins.

Evite a alta exposição ao sol

Por conta da vitamina D, o banho de sol deve ser realizado diariamente durante os momentos de baixa intensidade no horário da manhã, ou seja, das 9h às 10h. Lembre-se que a exposição em excesso pode ser prejudicial à saúde, pois promove o envelhecimento e causa doenças como câncer de pele.

Não se esqueça também de utilizar protetor solar, pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol!